wattpad, segundas impressões

Share

wattpad cópiaBem, depois de alguns meses utilizando o Wattpad – postei por lá alguns capítulos vagabundos do meu romance-em-progresso e pensamentos rascunhados a respeito de corpo – tenho algumas ideias a respeito da plataforma.

Apenas para te situar, trata-se de uma mistura de plataforma de publicação com rede social para divulgação de livros que estão sendo em fase de elaboração. O interessante é que os livros são apresentados capítulo a capítulo. Quando há um capítulo novo de um livro que você segue, logo se recebe uma notificação. E assim vai descobrindo o que ocorre naquele universo do livro de determinado autor. Você pode comentar o texto, a pessoa que escreve pode alterar algo, enfim, tentativas de se abrir a caixinha preta da criatividade que ocorre deste lado misterioso de cá da tela.

É interessante como a forma sempre advinha o conteúdo. Como se um sonhasse outro. Disso queria falar como segundas impressões, meio a confirmar as primeiras.

Livros de não-ficção são mais raros por lá. Apenas percebi por conta de meu ensaio a conta-gotas sobre corpo. Existem, mas estão em número reduzido. A estrutura de capítulo a capítulo faria um convite ao suspense? A algo a ser descoberto? Ao enredo narrativo? Menos amigável à não-ficção? Não sei.

Também essa maneira de publicar capítulo a capítulo, como um bisneto dos folhetins, parece mentir bastante a respeito da diversidade espantosa sobre “como os livros são escritos”. Bem, livros são escritos de muitas maneiras (e aqui há um artigo ótimo que citei do Hugo no Revise Reveja, Afinal, como escrevem os escritores?). No wattpad, a presunção é que se escreve linearmente. Que a pessoa imagina algo perfeito e vai soltando aos pouquinhos. Na ordem linear. Ou mesmo na não-linear, mas organizadamente. Como se quem escreve fosse um grande arquiteto que tudo sabe e apenas fosse levantando véus de suas histórias.

Com diria o Hugo, “há inúmeras formas de abordar o processo de construção de uma estória, tantas quanto há escritores e leitores”. Mas mesmos roteiristas de telenovelas – o gênero que mais nos pede a continuidade coerente do capítulo a capítulo – precisam saber seus finais e meios para terem começos.

Daí fiquei pensando que o Wattpad nos pede um passo criativo demasiado complexo. Nunca meus escritos publicados lá batem com meus rascunhos criativos. O descompasso é simples: minhas preocupações se dão muito mais em como os capítulos se encaixam entre si (e sua ordem de aparecimento) do que com a redação de cada parte. Claro que posso apagar tudo e refazer. Todas as vezes. E talvez o faça. Contudo, fiquei pensando que o Wattpad pela própria forma guarda uma didática fixa de “como se escreve”.

Rigorosamente poetas são aqueles que fazem as próprias regras. Assim, achei que valia à pena passar à limpo essa reflexão. Não para que se deixe de usar Wattpad, que isso traria uma “deformação” à criatividade. Nada disso! Acho muito boa a ideia.

Apenas para vc prestar atenção. E escrever como se deseja. E não como se apresenta como possível.

Share

Related Posts

Follow on Feedly