Vizinhos: roda de leitura na Escola Di Cavalcanti

Share

Sobre a Ocupação no Dica

di-ocupa

A E. E. Di Cavalcanti é uma das que consta da lista do Alckmin para ser fechada. No começo do mês de novembro, estudantes fizeram uma manifestação contrária. Depois, fizeram outras manifestações, já em conjunto com estudantes de outras escolas ameaçadas pelo governo estadual: da E. E. Manuel Ciridião Buarque e da E. E. Fernão Dias. É bonito ver como estudantes organizaram redes de comunicação e apoio mútuo entre si.

No dia 19/11, houve a ocupação da escola, vindo a se somar a outras 88 escolas ocupadas no Estado (chegarão a cem!, estou na torcida).

Hoje a escola está limpa, bem cuidada e com atividades distribuídas segundo a propensão de quem participa. Estudantes organizaram tudo de forma a não caracterizar depredação de patrimônio, com muito carinho.

Recebem de bom grado quem passa ali e querem mostrar sempre a quem visita seus feitos, discussões e aprendizados. Conseguiram muitos mantimentos e compartilham com estudantes de escolas que possuem menos doações.

.

Sobre as rodas de leitura

A escola fica dentro do Condomínio 2001 Alto de Pinheiros, o querido “BNH da Diógenes”. Muita gente estuda/estudou ali, mas sempre há uma distância entre quem mora e quem estuda naquele miolinho cheio de árvores largas.

Já organizamos algumas “rodas de leitura” no BNH. Foram bem legais, aprendi bastante, conheci pessoas ótimas. Desta vez, vamos só mover a roda uns 500 metros rumo sul e tentar fazer algo com nossos mais ilustres vizinhos! O texto da Momplé não poderia chegar em melhor hora. Engraçado que esse plano sempre existiu, mas nunca dava certo. Nada como os ventos da história para darem a ajudinha.

(queria agradecer mil conversas com Daud, Jeanne, Renata e Tarsila, queridxs #escritoresnaestrada).

No mais, na dúvida de como ajudar no movimento, o conselho é simples: vá. Aprochegue-se. Há muito o que ouvir. Em qualquer das 88 escolas ocupadas.

.

O convite

O convite então é para a gente ler trechos do livro Neighbours (“Vizinhos”) da escritora moçambicana Lília Momplé. Depois conversar e tal.

O livro conta a história de diferentes famílias durante uma única noite em que partidários do apartheid decidem fazer um ataque na cidade de Maputo. Vizinhos são essas famílias retratadas, que não se conhecem. Vizinhos são os países África do Sul e Moçambique. Vizinhos somos nós que estamos uns tão perto dos outros.

Como diria a autora, “quem não sabe de onde vem não sabe onde está nem para onde vai”.

Se você gosta de ler, venha!
Traga amigos, família, amores.

.

Escola Estadual Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo
Domingo, 22/11, 11h
Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2001
‪#‎ocupadica‬
‪#‎naofecheminhaescola‬

flyper-dica_rodaleitura

Share

Related Posts

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Follow on Feedly