três convites: debate, oficina e exposição

Share

Nas últimas semanas, participei de eventos incríveis e não consegui para e te contar como foram. Vergüenza. Pretendo te contar aos poucos. Coisas boas para a alma.

Mas estou precavida e faço três convites para esta semana. Tudo grátis ou a sua tevê de volta.

 

[1] QUINTA: debate sobre Arte e Gênero

semana-de-artesParticiparei de uma das mesas da Semana de Artes Feminista, organizada pela Academia de Letras da Faculdade de Direito da USP, que fica no Largo São Francisco. De quebra, ainda conhecerei mais por perto o trabalho de edição da Revista Capitolina e das Caixeiras das Nascentes e a Brisa Flow. Estou bem empolgada!

Estudei lá. Foi na Academia de Letras, na passagem do século XX para o XXI, que conheci meus melhores amigos. Na salinha da AL, passei mais tempo do que em qualquer outra sala de aula. Um lugar de refúgio. Fico muito horada e feliz com o convite. Organizei muitas semanas de arte, hehe. Espero possam aparecer dinossauros extintos, tipo Andruscka, Dan, Daud, Fê, Joaquim, Paulos (e até quem sabe Rena e Cibele…). Não cito todas as pessoas que adoro por pura falta de espaço.

Serviço: Semana Artes Feminista. Debate “Arte e gênero”. Com Ana Rüsche + Revista Capitolina + Caixeiras das Nascentes + Brisa Flow. Faculdade de Direito, Sala das Estudantes, 18h30. Lgo. São Francisco, Centro.

 

[2] DOMINGO: oficina A arte de destruir gavetas no SESC Belenzinho

sesc-lancamento

Preparei, despreparei, preparei esta oficina muitas vezes. Está tinindo para domingo! Se vc tem alguma dúvida sobre se vai ou não, digo “venha!”. É gratuita, perto do metrô, três horas de pura emoção. Fiquei a semana passada inteira em Atibaia, num curso de imersão para formação de moderadores e aprendi coisas cabulosas que só vieram a somar e confirmar metodologias.

O SESC Belezinho organiza este ciclo de oficinas a partir das experiências dos Escritores na Estrada. Já organizamos um bate-papo inicial (foto), a Renata Corrêa ministrou a primeira sobre A Jornada do Herói, a Jeanne Callegari também esteve por lá falando sobre Lendo Mulheres: a potência da poesia feminina. Haverá ainda o Rafael Daud discorrendo sobre Para quem você escreve? O inconsciente no texto (4/10) e a Tarsila Mercer de Souza com O corpo é um pé de versos (11/10). Marca na agenda.

A proposta pra oficina de domingo: Bom humor e exercícios de escrita serão as chaves para se trabalhar e discutir sobre as maiores dificuldades que envolvem a criação literária. Quais são as etapas de criação? Quais materiais movimentam? Onde se percebem travamentos? Cada participante será convocado a fazer uma reflexão a respeito do entorno em que vive e de sua biografia.

Serviço: Dia 27/09, das 11h às 14h. SESC Belenzinho. Laboratório de Escrita e Poéticas. 20 vagas. Informações aqui

 

[3] ATÉ DOMINGO: Exposição Poesia Agora

Última semana para visitar a exposição Poesia Agora no Museu da Língua Portuguesa. A exposição está muito inspiradora. A curadoria do Lucas Viriato deixa bem claro o número imenso de pessoas que escrevem poesia que existe no Brasil, há quase 500 obras na mostra.

No dia em que fui, numa sexta-feira com chuva ameaçando, fiquei fazendo fotos e twittando. Ainda saudosa das viagens dos Escritores na Estrada, encontrei poema do Adriano Scandolara, Augusto Guimaraens Cavalcanti, do Caco Pontes, vi o nominho do Domingos Guimaraes nos créditos da coordenação artística, quis abraçar o Marcelo Montenegro. Embora eu esteja citando só poema dos meninos, achei boa a equiparação de gênero nas escolhas. Enfim, a graça foi encontrar amigos.

O meu poema mesmo não encontrei e achei a minha cara este fato, hehe. Como há muitas formas de exposição e interação, a busca não é fácil. Até a equipe de monitores tentou me ajudar, em vão. No final, pediram para ler o poema que tinha entrado (O Grande Plugue), consegui mostrar do celular e ficamos trocando ideia sobre a interpretação deles sobre o poema. Nada mais gostoso. Na volta, tomei a chuva toda.

Serviço: Exposição Poesia Agora. Museu da Língua Portuguesa. Até 27/9. Praça da Luz.

 

Share

Related Posts

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Follow on Feedly