portfólio

Share

Ana Rüsche (São Paulo, 1979)

.

Resumo biográfico | Escritora, publicou os livros de poesia Rasgada (Quinze & Trinta, São Paulo: 2005), traduzido e publicado no México (Ed. Limón Partido, Cidade do México, 2008, trad. Alberto Trejo e Alan Mills), Sarabanda (Selo Demônio Negro, São Paulo: 2007), que recebeu uma reedição pela Ed. Patuá (São Paulo, 2013), Nós que Adoramos um Documentário, ganhador do ProAC (Ed. Ourivesaria da Palavra, São Paulo: 2010), Furiosa edição comemorativa (ed. autora, 2016), traduzida ao inglês com seleção de Maíra Mendes Galvão em Furiosa – a nautical chart and its monters (ed. autora, 2017). Em prosa, publicou o romance Acordados (Ed. Amauta, Brasil: 2007), também premiado pelo PAC, Secretaria de Cultura de São Paulo e a novela Do amor – o dia em que Rimbaud decidiu vender armas (Ed. Quelônio, 2018). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Estudos Literários e Linguísticos em Inglês com a tese Utopia, feminismo e resignação em “The left Hand of Darkness” e “The Handmaid’s Tale”. Ministra cursos de criação literária há mais de 10 anos.

+ Verbete na Wikipedia

Página atualizada em abril de 2018
(se notar que esqueci algo ou há erros, me avisa :)

.

2018

Janeiro | Publica o artigo Quimeras e outros mundos possíveis, o que podemos alcançar com Ursula Le Guin – comentário sobre “A mão esquerda da escuridão” na Revista Raimundo,  N. 9, verão de 2018.

Participou da organização do 1o Festival Literatura Fantástika: um Brasil irrealista. Mediadora da conversa Literaturas fantástikas: a realidade brasileira é uma ficção científica? com Claudia Fusco e Fábio Fernandes.

Publica o obituário Ursula K. Le Guin nos deixou a tarefa de sonhar nas edições impressas e eletrônicas de O Globo (25/01/2018) por ocasião do falecimento da escritora.

Performance no evento Gloriosos Vagabundos, Presidenta Bar. Título Ama como a estrada começa com Anna Clara de Vitto e Cristina Ventura. Reapresentação em fevereiro no evento Desconcertos, curadoria de Claudinei Vieira, bar Patuscada, com Anna Clara de Vitto, Cristina Ventura, Marcia Fraguas e Tarsila Mercer de Souza.

Janeiro | Novos encontros do Curso: Romances utópicos e moedas distópicas. Obras analisadas: Neuromancer de William Gibson, Kindred – laços de sangue da Octavia Butler e Androides sonham com ovelhas elétricas? de Philip K. Dick.

Fevereiro | Curso Tornar presente o ausente curso de Escrita Criativa e reflexão sobre Direitos Humanos a partir da obra de Hannah Arendt. Com Laura Mascaro.

Publica o obituário Rest in Power – Ursula Kroeber Le Guin (1929 – 2018) na Revista Fantástika 451, #1, verão de 2018.

Março | Lançamento Do amor – o dia em que Rimbaud decidiu vender armas, Editora Quelônio. A novela foi escrita em 2007, quando recebeu menção honrosa no Prêmio Nascente, ganhando publicação e textos complementares em 2018. Prefácio de Francesca Cricelli.

Ao lado da poeta Mercedes Roffé, curadora do ciclo Talking poetics, série de entrevistas bilíngue inglês-espanhol, realizadas na Tompkins Square Library em Nova York.

Entrevista para o site Valkirias por Fabiane Secches: De frente com Valkirias: Ana Rüsche e a literatura independente no Brasil.

Mencionada na matéria da Revista Tpm: Como o pop vê o futuro da mulher – O futuro feminino está mais para distopia ou utopia? Convidamos cinco especialistas para listar obras da cultura pop que abordam o assunto.

Convidada do 1st Multilingual Poetic Jamming no iD Theatre, Bronx, Nova York. Curadoria de Keila Vall de la Ville, com apoio de Poets&Writers.

.

2017

Março | Ministra Melhora tua prática de escrita, curso independente com exercícios e acompanhamento on-line durante todo o período.

Participação no Sarau do Vale Sesc São José dos Campos.

Abril | Participação com poema da antologia Hiperconexões: realidade expandida – volume 3. Organizador: Luiz Bras, Editora Patuá, 2017. Tomos: Carbono & silício + Sangue & titânio.

Ministra curso Escrita acadêmica e de divulgação científica ao Laboratório de Tecnologia, Ciência e Criação (LABTECC/UFMT).

Maio | Publicação de Para dançar. Livro de Ana Rüsche para a Coleção Leve um Livro, org. Ana Elisa Ribeiro e Bruno Brum, 16 p., Belo Horizonte, 2017. Publicação realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura.

Junho | Participação no festival ALLOVER 5 – Brazilian Food and Literature Festival in NYC. Lançamento do livro Furiosa – a nautical chart and its monters, de Ana Rüsche, com seleção e tradução de Maíra Mendes Galvão e prefácio de Caroline Micaelia. Foi guia no Literary walking tour; participou do debate Brazilian literature written by women in the last decades na livraria Bluestockings; da leitura Heartwarming poetry reading no Jimmy’s 43 e foi entrevistadora no bate-papo An independent way na livraria Unoppressive Non-Imperialist Bargain Books.

Julho | Participa com venda de livros e de sarau na Casa Amarela, OFF-Flip.

Agosto | Ministrou a atividade 5 propostas geniais para se escrever literatura hoje no Projeto Abrace um Autor no IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Organizou e conduziu a série Conselhos para quem escreve: encontro com 8 escritores na Tapera Taperá. Com participação de Drielle Alarcon, Francesca Cricelli, Jô Freitas, Julián Fuks, Lubi Prates, Marcelino Freire e Paulo Ferraz.

Setembro | Curso Romances utópicos e moedas distópicas na Tapera Taperá. Análise e discussão sobre as obras A mão esquerda da escuridão de Ursula Le Guin, O conto da aia de Margaret Atwood e A cidade e a cidade do China Miéville com a participação de Hailey Kaas, Renata Corrêa e Fábio Fernandes.

Convidada do The Americas Poetry Festival of New York. Leituras no Walt Whitman Birthplace State Historic Site e Consulado da Argentina, entre outras.

Outubro | Convidada da 11th Hispanic/Latino Book Fair in NYC, feira do livro hispânico-latinoamericano em Nova York.

Publica a série Poemas sem noite no site Deriva, publicação independente de cultura contemporânea.

Publica o artigo na Revista Lavoura, Literatura e resistência: a ocupação do espaço urbano por livrarias e bibliotecas. Revista Lavoura de literatura e artes, São Paulo, n. 2, 2017.

Novembro | Participa da Revista Puñado com perguntas à escritora Eunice Shade. Puñado, revista de literatura latino-americana. São Paulo, Editora Incompleta, Vol. 1, n. 2, Nov. 2017.

Publica o artigo Só fracassa quem tem muita coragem – as sete vidas do audacioso Blacksad. Artigo para a Revista Ponto #14, São Paulo, Editora SESI, nov/dez/jan 2017 – 2018.

Dezembro | Publica matéria de capa ao Suplemento de Pernambuco, Margaret Atwood: de quanto o real supera a ficção. Suplemento de Pernambuco, Recife, dez/2017.

Publica a resenha crítica ao site da Ilustríssima sobre Os despossuídos, Ursula Le Guin discute o conceito de utopia em livro de ficção científica que se passa entre dois planetas gêmeos, Clube de Leitura da Folha, 27/nov/2017.

.

2016

Março e abril | Oficina Mão na massa no bar Patuscada sobre escrita criativa.

Abril | Lançamento do Furiosa, livro que comemora seus dez anos de publicação de poesia. Ocorreu na Chopperia São Paulo.

Ministra a atividade Mover a máquina em direção ao humano na Cryptorave, no espaço ADA.

Setembro | A {operália} Zin.CO apresentou no Estúdio Fita-Crepe repertório desenvolvido em uma residência de cinco semanas. As produções sonoras, visuais e performáticas envolveram releituras de poemas, entre eles O corpo é um corpo.

Mencionada no artigo científico A literatura brasileira de expressão alemã e a crítica, por Celeste Ribeiro de Sousa na Revista Pandaemonium Germanicum, vol.19 no.28 São Paulo Sept./Oct. 2016.

Outubro | Ministrou módulo do CLIPE – Curso Livre de Preparação do Escritor

Organiza o evento Mulheres independentes – bate-papo com mulheres que escrevem, editam, bordam, publicam na área externa Biblioteca Mário de Andrade. O evento foi organizado pela Rizoma – distribuidora de editoras independentes.

Publica o conto Corpo no copo na Revista Raimundo, edição inverno-primavera, 2016, organizada por Rafael Lasevitz e Raquel Parrine.

Novembro | Participação da antologia Blasfêmeas. Mulheres de Palavra, antologia de poesia contemporânea publicada em e-book pela Editora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, organizada por Marilia Kubota e Rita Bittencourt.

Dezembro | Seu poema O corpo é um corpo é publicado na Revista AZMina na matéria de Bruna Escaleira 15 livros incríveis lançados por mulheres em 2016 que você não ficou sabendo – o melhor da literatura nacional escrita por mulheres este ano.

.

2015

Março | Curso Mulheres-Mulheres-Mulheres – Poemas para um século XXI ministrado junto com Jeanne Callegari na Casa das Rosas.

O poema elocubrações da mula-sem cabeça publicado na Revista Parênteses – edição especial #01.

Abril | Defesa da tese Utopia, feminismo e resignação em The left hand of darkness e The handmaid’s tale e obtenção do título de Doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Banca: Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco (Presidente), Maria Silvia Betti, José Corrêa Leite, Isabel Maria Loureiro e Marcos Cesar de Paula Soares. A tese examina os romances estadounidese The left Hand of Darkness de Usula Le Guin (1969) e canadense The Handmaid’s Tale de Margaret Atwood (1985).

Participação em bate-papo com Juliana Frank sobre literatura feminina contemporânea no Sarau Erótico organizado pelo Coletivo Pi. O evento ocorreu na Casa das Rosas.

Junho a setembro | Participa com o poema O grande plugue da exposição Poesia Agora no Museu da Língua Portuguesa de junho e setembro de 2015.

Julho e agosto | Turnê dos Escritores na Estrada. Na Van Poesia, embarcou com Jeanne Callegari, Renata Corrêa, Rafael Daud e Tarsila Mercer de Souza para percorrerem as cidades e pensar a literatura. Em cada lugar, ministraram oficinas de criação literária e leituras. Cidades visitadas: Florianópolis (Sambaqui e SESC Prainha), Porto Alegre (Mondo Cane e Galeria Hipotética), Curitiba (Livraria Arte Letra e Espaço das Nuvens) e Rio de Janeiro (Casa Amarela e Casa Porto). O evento foi fruto de um financiamento coletivo, que teve o apoio de mais de 170 pessoas e arrecadou R$ 17 mil.

Para a viagem, publicou o livro 5 exercícios criativos para quem gosta de escrever (40 páginas, edição de autora, 2015).

.

2014

Janeiro | Organização da antologia É que os Hussardos chegam hoje em conjunto com Elisa Andrade Buzzo, Eduardo Lacerda, Lilian Aquino, Vanderley Mendonça e Stefanni Marion. Reúne quase 80 poetas de todo o país, mas residentes na cidade de São Paulo, publicada pela Editora Patuá.

Maio e outubro | Curso de direitos humanos e escrita criativa A Narrativa revela o sentido, sem cometer o erro de defini-lo, ministrado em conjunto com Laura Mascaro. O curso foi oferecido pela Cátedra UNESCO de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância da Universidade de São Paulo. A 1a edição ocorreu no Centro Universitário Maria Antonia em maio e a segunda edição em outubro na Faculdade de Direito da USP, em parceria com a Academia de Letras. O projeto baseia-se no pensamento de Hannah Arendt acerca da narrativa.

Julho | Participação no debate Da telenovela ao futebol: a construção das personagens gay e feminina no espaço COPA 412.

Agosto | Reportagem para Revista Vida Simples: Quando uma mulher decide fazer cerveja.

 

2013

Março | Poema Duas fúrias publicado na Revista Plural (https://estacaozero.wordpress.com/2013/02/19/revista-plural-fevereiro, acessado em 07/03/2013).

Março e abril | Os sentidos e os ressentimentos da utopia: curso de criação literária ministrado em conjunto com Flávio Ricardo Vassoler como curso de Extensão Universitária da FFLCH-USP. Centro Ángel Rama, Centro de Estudos da Literatura e da Cultura Latino-Americanas.

Abril | Participação no I Congresso Nacional de Literatura e Gênero da UNESP, 10 a 13/04/2013, IBILCE/UNESP, São José do Rio Preto.

Maio | Lançamento do Sarabanda, 2a edição pela Editora Patuá. ISBN 978-85-64308-81-7. A primeira edição publicada pelo Selo Demônio Negro em 2007 encontrava-se esgotada. O lançamento ocorreu no Canto Madalena. Saiba mais sobre o livro no site da editora Patuá.

Agosto | Produção do evento VERSschmuggel – contrabando de VERSOS. Ciclo de discussão poética alemã e brasileira, com patrocínio da ZfA – Zentralstelle für das Auslandsschulwesen (Central Alemã para Escolas no Exterior) e o apoio da oficina literária Literaturwerkstatt Berlin. O ciclo ocorreu no Colégio Visconde de Porto Seguro, no Instituto Martius-Staden (entidades organizadoras), assim como na Biblioteca Mário de Andrade, Casa do Saber, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida.

Setembro | O músico Rodolfo Valente apresenta sua composição A terceira fúria no MIS – Museu da Imagem e do Som com instrumentalização e voz. Participação da cantora Frauke Aulbert e improvisação extra de Tiago de Mello, Thiago Liguori e Lucas Rodrigues Ferreira. A composição teve como base alguns trechos do poema Duas fúrias.

Outubro | Participa da edição da Revista inglesa Litro Brazil – The Woman’s Writing Issue, número 129. A edição de Sophie Lewis destaca 9 autoras brasileiras. O grande plugue foi traduzido por Jenny Cearns com o título Current – on the electrical relationship between Brazilians and the ocean. ISBN 978-0-9554245-5-7.

Dezembro | Poema sobre os esquemas de segurança publicado na revista Palavoraz – Literatura e afins. Coletânea de poemas sobre junho de 2013 (com títulos #SP13j, #SP17j, #SP19j, #SP20j) é publicada na Revista Parênteses, ed. 02.

..

2012

Junho | Participação no Sarau Mundano, comemoração dos três anos do espaço.

Agosto | Participação na PARALIVROS, Feira Independente de Livros.

Setembro | 30ª Bienal de Arte de São Paulo. Programa Um da série “Paisagens e Poéticas” da artista Renata Roman, dentro da Mobile Radio, estação temporária de radio de Sarah Washington e Knut Aufermann.

Novembro | Curadoria da Primavera Literária, evento que ocorre dentro das Satyrianas 2012.

Dezembro | Produz poema para campanha publicitária do twitter da Tiffany & Co (“o amor é o primeiro/ o último/ é o que está por vir”).

.

2011

Fevereiro | Prefácio para Carta Branca, de Juliana Bernardo, Editora Patuá.

Março a junho | Curso a Prática do Texto, com Ana Rüsche e Andréa Catrópa

Março | Organização da Revista eletrônica POA 2502 [download]

Abril | Participação na FLIV – Festival Literário de Votuporanga, acompanhada de Andréa Catrópa e Estrela Leminski na mesa “Papo de Mulher”.

Maio | participa com performance em “Intervenções SP – Aniversário Vila Mundo“.

Julho | Participação com leitura nos lançamentos de livros frutos da parceria do Selo Sebastião Grifo e do mexicano Mantis Editores. Publicação da tradução, feita por Felipe Sentalhas e Ana Rüsche, do livro de poemas Desierta Memoria de Jeannette Clariond.

Agosto | Intercâmbio literário – Moçambique.

– 1 e 2/08, Oficina Literária: “Nós que Adoramos um Documentário”, Centro Cultural Brasil-Moçambique. Com Dr. Calane da Silva. Facilitadores: Movimento Kuphaluxa e Ana Rüsche.

– Entrevista para a TVM – Televisão de Moçambique no programa de Frederico Costa

– 3/8, Visita à Escola Secundária de Lhanguene, Palestra para estudantes de 11ª e 12ª classe sobre leitura.

– 3/8, Sarau Cultural. Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), Momentos com a literatura moçambicana.

– 4/8, Debate na Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), com Secretário Geral Jorge de Oliveira. Debate: Perspectivas e desafios da literatura contemporânea – Brasil e Moçambique. Escritores nacionais e público em geral. Facilitadores: Kuphaluxa e AEMO

Agosto e Setembro | Curso “Palavra em Cena, SESC Vila Mariana | 16/08 a 22/09.

Outubro | 22/10, Festa de um ano das Publicações Iara. Casa ao Cubo, Vila Mariana. Sarau organizado pelo coletivo Quatro Peixes (Ana Rüsche, Maiara Gouveia e Roberta Ferraz)

Novembro | Posfácio ao livro Pequenos Afazeres Domésticos, da Lilian Aquino, Editora Patuá.

Curso Internet: este maravilhoso buraco branco, SESC Belenzinho, Laboratório de Escrita e Poéticas | 26/nov e 3/dez 2011

Escrever na Internet: como criar neste papel de luz?, SESC Belenzinho, 24/11

 

2010

Fevereiro | Organização e lançamento da Revista Be My Mafia Family!, com formatos para ebook. Poemas de Ana Guadalupe, Ana Rüsche, Andréa Catrópa, Érica Zíngano, Felipe Sentelhas, Lilian Aquino, Maiara Gouveia,
Márcio-André, Paulo Ferraz, Rafael Daud, Renan Nuernberger e Ricardo Silveira. [baixar] [matéria]

Fevereiro | Debate sobre “A Angústia e o Sinistro em O Horla, de Guy de Maupassant”. Acompanhada por Rachel Degenszajn, Ciclo sobre Psicanálise, Arte e Estética, organização do Espaço de Psicanálise, local: b_arco.

Março | Peça publicada na antologia Dramamix, Coleção Primeiras Obras, Selo Satyros Literatura, Ed. Imprensa Oficial: O Amor nos Tempos de Câmera.

Março | Oficina Mujeres-Women-Mujeres III, na Casa das Rosas.

Março | Organização do evento Pagu 100 – Uma mulher chamada Patrícia Galvão, em parceria com as estudantes Graciela Zabotto e Tatiana Moreti, na Casa das Rosas.

Março | Publicação de poemas na revista novaiorquina Rattapallax, com a tradução para o inglês feita por Dirceu Villa.

Abril | Fala sobre A Caixa de Pandora, filme de Georg Wilhelm Pabst, no Ciclo Cinema e Feminino no Espaço Maranus.

Maio | Entrevista ao programa Arteletra Literatura, TV São Judas. Exibição em vários dias no Canal Universitário.

Setembro | Lançamento de Nós que Adoramos um Documentário, livro de poesia patrocinado pelo ProAC, Secretaria de Estado da Cultura, Ed. Ourivesaria da Palavra.

Setembro | Curso Memória, Cidade e Corpo, na Casa das Rosas, por ocasião do lançamento de Nós que Adoramos um Documentário.

Outubro | Mediadora no lançamento de Retratos da Garoupa, livro de fotografia e texto de Fernanda Grigolin, Publicações Iara, São Paulo.

Novembro | Participação do 1º Sarau Fantástico da Hebraica com Débora Goldemberg, Caco Pontes, Rui Mascarenhas, Ana Rusche, Roberto Amado, Raquel Naveira, Analu Andrigueti e Victor Meira.

.

2009

Fevereiro | Oficina para desconstruir gavetas, Espaço B_arco, 16 a 19.02

Março e Abril | Curso Mujeres-Women-Mulheres II: Uma leitura sobre o Cotidiano para o Século XXI, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, de 12/03 a 16/04

Março e Abril | Covers Delirantes – oficina de reescrituras e criações, Casa das Rosas, de 07/03/09 a 18/04/09

Abril | prólogo para o livro de poesias Superhéroe, de Gonzalo David, Santiago do Chile, no prelo

Maio | Resenha para o Le Monde Diplomatique Brasil, Palmilhando um caminho, faz-se o caminho ao andar, sobre Coleção Poesias de Espanha: das Origens à Guerra Civil, organização e Tradução de Fábio Aristimunho Vargas, ed. Hedra

Maio | Publicada na Antologia Blablablogue: Crônicas e Confissões, org. Nelson de Oliveira, ed. Terracota [post]

Julho | Participação na FLAP! 2009.

Setembro | Organização do encontro de poesia Dinossauros e @nfíbios – realizado todo virtualmente, por meio de comunidade virtual, com a participação de poetas de vários países.

Novembro | Tradução do espanhol, feita em co-autoria com Felipe Brumatti Sentelhas, de Desierta Memoria, livro de poesia de Jeanette Clariond, publicado em ediçã bilingue pela UANL, Mantis editores e Selo Sebastião Grifo, México.

Novembro | Performance feita para a instalação Despojos, da argentina Gabriela Golder, na Red Bull House of Art.

.

2008

Janeiro | Lançamento oficial do Acordados, com a participação de Ana Paula Ferraz, Juliano Pessoa e Os Satyros – Projeto Teatro Livro [blog] [posts]

Março | Curso Mujeres-Women-Mulheres: 8 Flagrantes sobre o Século XX(i), Biblioteca Temática de Poesia Alceu Amoroso Lima, de 12.03 a 30.04

Março | Lançamento do Alerta de Vírus: Os Novos Invisíveis Mandam Avisar, projeto eletrônico

Maio | Poemas publicados na Revista Coyote nº 17 e na Inimigo Rumor nº 20 – edição comemorativa de 10 anos da revista. O poema Huracana foi contracapa da Offline, nº 1. Também teve poemas publicados na Revista Poesia Sempre nº 26, da Fundação Biblioteca Nacional.

Junho | Publicação de El Libro de Alan, co-autoria com Maurício Kqi Schuartz e Rafael Daud

Junho | Menção honrosa no Prêmio Nascente USP com o texto “Do Amor – O Dia em que Rimbaud decidiu vender Armas”

Setembro | Curso Anomalias, La enfermedad na Tradição, ministrou com Alan Mills (Guatemala) sobre poesia e arte plástica na América Latina, da décadas de 70 a 90. Artistas comentados: Roberto Piva, Cildo Meireles, CADA (Coletivo de Ações de Arte), Luis de Lion, Pedro Lemebel, Marcelino Freire, Alessandra Cestac e Regina Galindo.

Junho | Entrevista ao Ondas Literárias, Programa nº 17, projeto de Andréa Catropa, transmitido pela Rádio Cultura Brasil 1200 kHz

Julho | Organização da 4ª Edição da FLAP!: Viva La Conexión

Agosto | Jurada do 140 Letras – concurso de micro-contos com até 140 caracteres via twitter, organização de Roberto Moreno

Setembro | artigo para a Revista Simples, Decidimos não morrer de fome, é isso? Sobreviva à burocracia dos campos de edição & caracteres contados: Editais de Fomento à Cultura

Outubro | Poquita Fe, III Encontro de Poesia Latino-Americana Atual em Santiago do Chile, participou com leituras e com palestra sobre Poesia Brasileira Hoje na Universidade Diego Portales [post] [vídeo]

Outubro | Participou da Mostra Sesc de Artes com três trabalhos: Poema Passageiro (vídeos exibidos nas televisões de ônibus e metrôs, vídeo El Libro de Alan, co-autoria com Maurício Kqi Schuartz e Rafael Daud), Literatura Celular (poemas enviados por SMS) e Poesia em Concreto (poesia escrita num muro no Sesc Interlagos) [post]

.

2007 

Julho | Lançamento de Sarabanda – Um Caderno de Estudos, poesia, Selo Demônio Negro [fotos]

Julho | Entrevista ao Portal Literal com Marcelino Freire, coluna De Olho Neles www.portalliteral.com.br/artigos/de-olho-neles-ana-rusche

Julho | Organização da 3ª FLAP!: Contaminações [fotos]

Setembro | Fábrica do Som: Comemorações de 25 anos de SESC Pompéia. Participou com performance, direção de Gustavo Assano [post] [fotos

Setembro | Ministrou curso Poetas da Modernidade: Um Panorama Internacional, com Dirceu Villa, no Espaço B_arco [post]

Outubro | Festival El Vértigo de Los Aires, Encuentro Latinoamericano de Poetas, Cidade do México. Também conduziu leitura sobre Poesia Brasileira de 1950 até Agora na UNAM – Universidade Autônoma do México. [fotos]

Outubro | Participação na Antologia Caos Portátil – Poesia Contemporânea Brasileira (org. Camila do Valle, trad. Cecília Pavón, Ed. Billar Lucrecia, México (espanhol)

Outubro | Satyrianas 2007. Participou com a peça “O Amor em Tempos de Câmera”, que teve montagem no DramaMix, com direção Jairo Mattos, no elenco: Gisa Gutervil, Aline Abowsky e Amanda Lyra.

Outubro | Participou da mostra Blooks – Tribos & Letras na Rede, coordenada por Heloísa Buarque de Hollanda, com a curadoria de Bruna Beber e Osmar Salomão

Novembro | Tordesilhas – Festival Ibero-Americano de Poesia Contemporânea: participou na organização, evento realizado em São Paulo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal [fotos] [post]

Novembro | participou da mostra 16ª Visualidade Nascente, Casa de Dona Yayá, Centro de Preservação Cultural da USP

Dezembro | Distribuição por Contrabando do romance Acordados (Selo Demônio Negro), que ganhou o prêmio PAC – Bolsa de Criação Literária, Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. [fotos]

.

 2006

Julho | Organização da 2ª Edição da FLAP!: Embates

Setembro | Participação na Antologia Oitavas, português-español, Selo Demônio Negro

Outubro | Participação em mesa da Balada Literária [fotos]

Novembro | Satyrianas 2006: Curadoria do Café Literário e do Poesia ao Entardecer [fotos]

Novembro | Organização da Supercoisa 00: Casa das Rosas. Oficinas de Poesia, Contos, Blog e Palíndromos, Leituras e Feira de Livros. Participação de diversos poetas contemporâneos e editores. [fotos]

.

2005

 Julho | Organização da 1ª Edição da FLAP!

Agosto | Participou da Antologia Panamericana Poetas nascidas após 1976, SérieAlfa, por Joan Navarro, tradução ao catalão

Setembro | Publicação de Rasgada, poesia, edição de autor, selo Quinze e Trinta

.

FORMAÇÃO: Doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), na área de Estudos Literários e Linguisticos em Inglês. Formada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa (concluída em 2008), FFLCH-USP. Mestre em Direito Internacional (USP), defesa em maio de 2008, dissertação laureada com indicação para a publicação. Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (concluída em 2002).

Idiomas: domina o alemão, o espanhol e o inglês.

Share
Follow on Feedly