Novembro! Quem vai desencalacrar original da gaveta?

Share

Novembro chegou!

Mês oficial do NaNoWriMo!

Se você não conhece bem essa sigla estranha, te conto que se trata da abreviação de National Novel Writing Month,  mês nacional para se escrever um romance. O projeto começou há 18 anos, em São Francisco, EUA. A primeira edição foi em julho, mas preferiram depois alterar para novembro para aproveitar o tempo horrível que faz por lá nessa época, além de aproveitar a energia do final de ano.

A ideia básica é: quem escreve… escreve!

Com o empurrão de muita gente fazer a maratona contigo (só no ano passado foram mais de 445 mil pessoas participando e 900 que se voluntariaram), a ideia básica é se forçar a escrever todo dia. Um sprint de final de ano, aquela hora que você decide desengavetar o original que estava ali às traças, perdido em algum arquivo de word que você nem lembra o nome.

A plataforma sugere um mínimo de 50 mil palavras no mês, o que daria quase o one-six-six-six-the-number of the beast: umas 1666 palavras por dia.

Sou entusiasta do projeto! Minha terceira vez participando, pois mesmo que não se escreva o livro inteiro e tal, é uma maneira de nos ajudar a ir adiante, a ter mais criatividade, força de vontade. Na corrida da tartaruga e a lebre, estou definitivamente entre os testudíneos, escrevo muito devagar, embora com persistência. Assim, no ano passado terminei meu manuscrito iniciado em novembro em janeiro desse ano, ou seja, nada mal!

Em muitas cidades do mundo, há encontros. Por exemplo, agorinha mesmo na plataforma há 90 mil usuários on-line! Você inclusive pode inventar e sediar um encontro!

.

Para participar
Inscreva-se: www.nanowrimo.org

Há muitos fóruns, material para quem escreve, inclusive um fórum brasileiro.

A plataforma dificulta o encontro de usuários, é necessário saber o nome exato de quem está por lá. Se quiser me encontrar, aqui vai meu perfil.

.

Material útil

 

– Anime-se!

Imagem: arte maravilhosa da Monda via flickr

Share

Related Posts

Comments are closed.

Follow on Feedly