Quais livros você pretende ler ou reler em 2018?

Share

Esta foi a pergunta que enviei na newsletter em dezembro. Agora que o ano começa em sua marcha inexorável, compartilho contigo.

Quatro mulheres me responderam, com interesses e olhares diferentes. Longe das listas de jornal e perto das vivências de cada uma.

.

Quais livros você pretende ler ou reler em 2018?

.

Cristina Ventura, escritora e especialista em Feng Shui

A mão Esquerda da Escuridão, Ursula le Guin | “Quero ler para ler algo diferente do que em geral tenho lido, contos e prosas contemporâneos.”

Galveias, José Luis Peixoto | “É o tipo de livro que sei que encherei de post-its para lembrar de frases que podem dar origem a poemas.”

Da poesia, Hilda Hilst | “Leio e releio. Guardo. Leio de novo e assim provavelmente Da poesia me acompanhará o ano todo.

.

Marília Kubota, poeta

“Em 2018 quero ler Scholastique Mukosonga, Maria Firmina dos Reis, Carolina de Jesus e autoras asiáticas, não apenas japonesas, mas também chinesas, coreanas, árabes, indianas e outras.”

.

Néle Azevedo, artista plástica

Fabulações do corpo japonês, Cristine Greiner | “(vou reler) estou interessada no corpo em movimento”
Gestos, Vilém Flusser | “na mesma linha do interesse sobre o corpo”
A elite do atraso de Jessé Souza | “voltando pra história desse nosso povo/corpo”

.

Raquel Naveira, escritora, autora de O Avião Invisível

O Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles para amar o épico; a reflexão histórica; a sede eterna por igualdade, liberdade e fraternidade.
Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa e escolher uma vereda nova, talvez algo oculto no olhar verde como buriti de Diadorim.
O Eu Profundo e os Outros Eus, de Fernando Pessoa, para viver intensamente o universo e as formas de cada heterônimo”

.

De minha parte, espero que Do amor – o dia em que Rimbaud decidiu vender armas entre em algumas das tuas notas mentais! Editora Quelônio, lançado em fevereiro de 2018, 106 páginas. [loja]

.

Para assinar a newsletter: clique aqui
(envio uma vez ao mês ou menos, hehe)

 

Share

Related Posts

Follow on Feedly