Colocar-se no mundo: grupo de pesquisa, autopublicação e criação literária

Share
monapost atualizado em 4/09/2015

Motivos | Qual o futuro do livro? A pergunta, já desgastada, possui quase tantas respostas quanto futuros prováveis para o tal objeto. Imaginar além é um exercício necessário para pessoas que criam. O momento é ótimo para o exercício. De um lado, livrarias de bairro sendo engolidas por megastores, editoras compradas por conglomerados internacionais, cadernos de cultura tão finos que os peixes ficam sem embrulho. De outro, avanços técnicos nas gráficas permitem pequenas tiragens e facilitam novos experimentos às edições de autor, plataformas virtuais pipocam com propostas e o e-book é uma realidade finalmente. Assim, nada mais saudável do que reunir pessoas, com as duas mangas arregaçadas, para pensar, atuar e realizar projetos que envolvam explorar possibilidades na internet e exercitar a autopublicação. Reuniões para compartilhar ideias e experiências que envolvem a tarefa mágica pra quem escreve: se comunicar com aquela distante outra pessoa, a que lê.

O grupo | A coordenação do grupo é da Ana Rüsche. Integrantes: Amanda Tristão Parra, Andrea Moraes, Ceres Almeida, Cristina Judar, Cris Ventura, Helga Bevilacqua, Liliane Gusmão, Lubi Prates, Luciana Nepomuceno, Maíra Mendes Galvão, Renata Corrêa, Sabrina Alves, Tarsila Souza e Vanessa Guedes Garcia. O grupo está com as inscrições encerradas, há previsão para reabertura no início de 2016.

Metodologia | Os encontros serão às quartas-feiras, das 19h30min às 22h, a partir de setembro de 2015. Haverá reuniões presenciais na cidade de São Paulo, cujo local variará. A maior parte das reuniões será feita online, por meio de hangouts, com o auxílio de podcast e vídeos, considerando que temos integrantes em cidades diferentes no Brasil, no Canadá e Suécia. Para o acompanhamento, foi criada uma lista de e-mails.

 

Programa

9/9 – Apresentação do curso e da metodologia. Organizando meu blogue, meu site. O que tenho escrito? Como inserir minha produção neste espaço que não existe. Local: Praça de alimentação de shopping. Terceiro andar do Center 3, Av. Paulista, 2064.

23/9 – Estaleiro. Bons projetos que envolvem redes sociais. Facebook, instagram, pinterest, soundcloud, twitter, wattpad. Idealizar e produzir um pequeno projeto que envolve uma das mídias. Local: Praça Roosevelt, Centro.

30/9 – Cais. Avaliação do trabalho feito durante o mês de setembro. Reunião virtual.

7/10 – Singrando o asfalto. Intervenções artísticas e feitos poéticos. Exposição sobre experiências latino-americanas e brasileiras. Idealizar e realizar uma pequena intervenção nas ruas. Local: Praça pública que se situa dentro do Condomínio Alto de Pinheiros (“BNH da Diógenes”). Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2001, Alto de Pinheiros.

14/10 – Horizonte. Levantar e pesquisar formas de autopublicação. Elaborar um projeto individual e uma estratégia para fazer uma edição própria. Reunião virtual.

21/10 – Calmarias. Dar continuidade ao projeto próprio. Avaliação dos desafios e saídas possíveis. Local: Café da Casa das Rosas, Av. Paulista, 36, fundos.

28/10 – Bons ventos. Avaliação do trabalho feito durante o mês de outubro. Reunião virtual.

4/11 – Mirando estrelas. Encerramento. Formato da reunião a ser definido.

ÍNDICE DE EXERCÍCIOS

[até 8/09] Reflexão nº 1: quem somos? Onde publicamos?
Responder à thread da lista de e-mails “Quem somos? Onde publicamos?”

Para que integrantes do grupo possam se conhecer e organizar ideias, foi solicitado para que fizessem as seguintes atividades:
1) Assistir ao vídeo a respeito de publicações independentes que gravei com a Tarsila.
2) Ler o texto que o Hugo Maciel escreveu a respeito do processo de escrita de alguns escritores.
3) Responder as duas perguntas (se possível, com humor): Quem é vc? Onde publica, onde publicou ou onde quer publicar?

Share

Related Posts

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Follow on Feedly