Curso: Melhora tua prática de escrita

agora vai-revM

Agora vai!

Encontros às sextas-feiras de março
Dias 10, 17, 24 e 31/3, das 19h às 21h
Rua Oscar Freire em Pinheiros
Exercícios e acompanhamento on-line durante todo o período

Proposta

Durante um mês bastante intenso, com encontros presenciais e exercícios on-line, vamos treinar o ato de escrever.

O objetivo do curso é dar autonomia para cada participante conseguir dar andamento a seus projetos com menos ansiedade e mais confiança.

O diferencia as pessoas que não escrevem das que escrevem é um verbo que pode soar apaixonante e um tanto quanto angustiante: escrever. Como finalizar um livro, um artigo, um conjunto de poesias? O curso pretende analisar este ato e dar ferramentas úteis.

Melhorar tua prática de escrita é recuperar o prazer e o sentido do texto. É trabalhar a autorreflexão e incentivar bons hábitos. Que você consiga escolher tuas palavras com qualidade e de forma tranquila.

Objetivos

O curso é indicado para quem precisa engatar a escrita de uma dissertação ou tese, não consegue se organizar para escrever o romance com que tanto sonha, se perde entre rascunhos de suas poesias ou ainda nunca se anima a escrever aquele livro.

A ideia é amenizar este ciclo de frustrações e entender quais motivos nos levam a escrever com pouca frequência, com muita dificuldade ou ainda com stress.

Ao final do curso, pretende-se que cada participante tenha conseguido organizar uma rotina de escrita, na qual tenha prazer e se sinta com mais confiança e autonomia para encarar seus desafios e projetos.

Para quem escreve ficção e não-ficção

O curso é voltando para quem escreve tanto ficção quanto não-ficção. Ou seja, é adequado para quem estiver escrevendo texto acadêmico, livro de divulgação científica, de caráter documental ou para quem estiver escrevendo um romance, livro de contos ou poesia.

Uma turma mista enfatiza o quão diverso e amplo é o universo das pessoas que escrevem. Ressalta como cada pessoa possui um projeto especial, hábitos e dificuldades específicos. Vamos focar no que há de comum nas modalidades de escrita: retomar o escrever com prazer.

Curso intensivo

O curso apresenta um andamento intenso. Além dos encontros presenciais, haverá exercícios e acompanhamento on-line durante todo o período.

Metodologia

Durante todo o curso, executaremos reflexões e exercícios de escrita para analisar nossa própria prática.

Alguns exercícios ocorrerão em sala de aula. Entrentato, será necessário dedicar por volta de 2 horas semanais em tarefa de casa.

Os exercícios on-line são transmitidos por meio de vídeo e áudio às segundas-feiras.

Cada participante trabalhará com seu projeto específico durante todo o curso. Todos os exercícios serão focados no projeto pessoal de cada um.

Programa

10/3 – Apresentação dos projetos de cada participante e revisão de hábitos.
17/03 – Organizar, alinhavar e elaborar uma linha mestra de escrita
24/03 – Estabelecer confiança e vocabulário, encontrar a própria voz
31/03 – Os sentidos de minha escrita, avaliação do curso.

Requisitos

– Além dos encontros, você precisará de 2 horas por semana em casa para realizar exercícios.
– Nas segundas-feiras 13, 20 e 27/3, você receberá um reforço on-line, acompanhamento que servirá para manter teu foco no curso e garantir um andamento intensivo de nossas atividades.
– Vamos trabalhar com o aplicativo Telegram para comunicação on-line. Antes de começar o curso, você precisará instalar o aplicativo no teu celular, tablet ou mesmo acessar via desktop.

Personalizado

Somente 7 vagas

Em um grupo pequeno, conseguiremos trabalhar melhor cada projeto.

Carga horária e valores

8 horas presenciais

Valor da hora/aula: R$ 58,00

Valor total do curso: R$ 464,00

Neste valor, estão incluídos os exercícios e acompanhamento virtual durante as 4 semanas de curso.

Curso em Pinheiros

Edifício Oscar Freire Office

Rua Oscar Freire, 2250
Térreo, sala de reunião
Pinheiros, São Paulo (SP)

Acesso fácil via Estação Sumaré do metrô
Referências: Rua Cardeal Arcoverde e Av. Dr. Arnaldo
O complexo do prédio possui o café Vanilla e estacionamento
Há certificado de frequência se você precisar.

.

Inscrições: garanta tua vaga!

Professora

Ana Rüsche ministra cursos de criação literária há 10 anos. É doutora em Estudos Linguísticos e Literários de Língua Inglesa pela FFLCH, Universidade de São Paulo. Possui graduação em Letras. Também é mestre em Direito Internacional e bacharel em Direito pela mesma Universidade de São Paulo.

Ministrou cursos de criação literária para o Instituto de Estudos Avançados da USP e de extensão para o Centro Angel Rama – FFLCH-USP, assim como Casa das Rosas, unidades do SESC, entre outras instituições.

Escritora, publicou os livros de poesia “Rasgada” (Quinze & Trinta, 2005 e Ed. Limón Partido, Cidade do México, 2008, trad. Alberto Trejo e Alan Mills), “Sarabanda” (Selo Demônio Negro, 2007 e Ed. Patuá, 2013), “Nós que Adoramos um Documentário” (Ed. Ourivesaria da Palavra, 2010) e “Furiosa” (2016). Em prosa, publicou o romance “Acordados” (Ed. Amauta, 2007). Em 2015, defenseu a tese “Utopia, feminismo e resignação em The left hand of darkness e The handmaid’s tale“, estudo sobre obras das autoras Margaret Atwood e Ursula Le Guin.

Em publicações internacionais a respeito de poesia contemporânea brasileira, podem ser citadas a revista nova-iorquina Rattapallax, a revista londrina Litro e as antologias mexicanas “Caos Portátil” e “¿Qué será de ti? Como vai você?”.

Leia meu portfólio completo

Related Posts

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Follow on Feedly