2 poemas

Share

Trouxe estranhamente e nada-estranhamente dois livros que se conversam na bolsa: Kanto Retráctil da Elisa Buzzo e Fragmentos do Sol Chuvoso do Lauro Henriques Jr. Como escritora que se preze, vivo farejando-ganhando-xeretando livros o tempo inteiro. O efeito desta prática é não conseguir um instante razoável para escrever aqui o que descubro. Aqui vai uma tentativa vã:

O livro da Elisa me ganhou pela edição, preciso confessar: a idéia da ‘edição bilígue’ em portunõl selvagem, tradução feita pelo Douglas Diegues, é maravilhosa. Dá um outro respiro aos poemas. A Andréa Catrópa faz um posfácio que me fez voltar à leitura – não tinha a mínima idéia (oh, crassa ignorância) que há uma alusão clara no livro à Cecília Meireles. Quase nunca leio esta dama e li um e outro poema por conta da Elisa. Enfim, um livro de poemas é sempre uma armadilha a se perder em navegações.

.

II.

Aliás,

emudeça o amanhecer todas as noites.

.

II.

O sea,

enmudecer el koeyú todas las noches.

Nota: koeyú em guaraní significa amanecer.

.

(Aninha, Ju e Néle,  escolhi o poema pensando em nossos rios abensonhados)

.

O segundo livro devorei rapidinho e sem grandes elucubrações. Afinal, a leitura tem que ser compatível à forma do que se lê e Fragmentos do Sol Chuvoso nos pede um ater-se ao presente, às pequenas coisas que podemos tocar, cheirar. Creio que ando saudosista em escrever poemas curtos, talvez seja só isso, vai saber. Escolhi um, em que há noites e amanheceres, como o da Elisa.

.

pois vá, arrisque! – o risco são estrelas,

na madrugada de novos sóis

.


SEÇÃO FOTOS DE OUTRORA:

A tal da feira de livros da USP. Passei lá na quarta-feira pelo puro prazer de andar de bicicleta, já que estou quase de férias (eba!)

e o povo comprando sem dó. e sempre encontro um monte de gente de todas as partes

não comprei nenhum livro. como consegui resistir à tentação? segredinho: chegou minha encomenda, o momento futurista, da marjorie perloff, só pra matar as saudades dos elogios que o dirceu costumeiramente tece e rasga a esta senhora.



Share

Related Posts

Follow on Feedly